Esclare.ser

O autor

Buscador espiritual

Gosto de me reconhecer como um buscador, um pesquisador da verdade maior que envolve toda a vida, um amante do conhecimento. Sou movido pela indagação, pela experimentação, pela investigação da natureza e da realidade das coisas, as quais considero fundamentais no caminho para a espiritualidade. Observo, questiono, pondero.

 

Oriento minha caminhada na direção da unidade por trás de tudo aquilo que vejo e ouço. Para isso, considero necessário um paradigma holístico, uma visão sinérgica que abrange todas as coisas e na qual não há uma divisão cartesiana do conhecimento. Uma filosofia que traz o espiritual como parte essencial da forma de pensar a vida e seus aspectos práticos.

 

Me pauto pelo livre pensar, sem dogmas ou restrições. Não há certo ou errado, bom ou ruim, bem e mal. Me permito, dentro das minhas limitações, sujeito a erros e correções, ponderar a respeito de qualquer tema, assunto ou questão. Investigo e procuro aprender com as diferentes culturas. Estudo de tudo com a intenção de chegar à minha própria síntese e busco a luz interior da Consciência para me guiar na vida.

 

Penso que todos os caminhos são válidos e levam ao mesmo lugar, e que somos livres para escolher aquele que queremos trilhar. Acredito que ganhamos muito mais aprendendo uns com os outros, em vez de reclamando para si a autoria da verdade. Reconheço as diferentes sendas, escolas e religiões como aquilo que de fato são: elementos e conhecimentos de culturas que olham sob uma perspectiva diferente a mesma Luz da verdade, como cores refratadas. Cada uma delas nos transmite algo, nos apresenta uma apreciação diferente para contribuir com a nossa aprendizagem.

Aprendiz

Também me considero um eterno aprendiz. Estudo todos os dias, aprendo todas as horas e quero ter disposição para continuar assim por muito tempo ainda. Busco autoconhecimento e aperfeiçoamento constantes – não como um objetivo externo ou futuro, perseguindo um benefício ou ideal de perfeição, mas como uma finalidade em si. Vejo na vida e na natureza uma essência plenamente pedagógica, que a todo momento tem algo a nos ensinar, e por isso me mantenho alerta às oportunidades de aprender.

 

Procuro manter a inocência e a curiosidade da criança, atenta aos detalhes e àquilo que acontece a sua volta, fresca diante dos mistérios da vida, confiante de que eles tem um sentido. Procuro trabalhar a aceitação, a humildade e o entusiasmo no que diz respeito às propostas da existência, e nessa andança vou encontrando meu próprio ritmo. Presto atenção às mensagens da vida, me integro, participo, desfruto de cada momento com atenção e ânimo de aprendizado.

 

Com isso espero me tornar alguém melhor, capaz de trazer utilidade e praticidade para o conhecimento adquirido de maneira a colaborar também com o desenvolvimento do outro, agindo individualmente e coletivamente. Dessa forma, com retidão e responsabilidade sobre tudo aquilo que me proponho a fazer, interferir no mundo apenas no sentido de beneficiá-lo, de trazer consciência, de promover harmonia e favorecer o curso natural das coisas.

 

Hoje sou a soma de minhas experiências e das lições delas tiradas. Há ainda uma longa jornada pela frente, um esforço diário e contínuo, que pretendo saborear morosamente em todos os seus passos e nuances. Sem pressa, aqui e agora. Ao me manter na plenitude da caminhada, recolho o melhor da viagem, trazendo comigo tudo aquilo que há de mais valioso, uma bagagem invisível, sem peso, e que levarei para sempre. Assim sigo caminhando, decidido, pela estrada que ao findar vai dar em nada.